Administração

Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração, em conformidade com o Estatuto Social aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 29 de abril de 2019, é composto de no mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) membros, eleitos pela Assembleia Geral para um mandato unificado de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos.

O Conselho de Administração da Companhia é responsável pela determinação das diretrizes e políticas gerais para os negócios da Companhia, determinando, supervisionando e monitorando as atividades dos Diretores, escolhendo auditores independentes e implementando e supervisionando auditorias internas.

Atualmente, o Conselho de Administração tem a seguinte composição:

 

NOME CARGO
Oscar de Paula Bernardes Neto Presidente
Eugênio Pacelli Mattar Conselheiro
Irlau Machado Filho Conselheiro Independente
Maria Letícia de Freitas Costa Conselheira Independente
Paulo Antunes Veras Conselheiro Independente
Pedro de Godoy Bueno Conselheiro Independente

Encontra-se a seguir sumário da experiência profissional, áreas de especialização e principais interesses comerciais externos dos atuais conselheiros.

Oscar de Paula Bernardes Neto. O Sr. Oscar Bernardes é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 2007. Já atuou como CEO da Bunge International (de 1996 a 1999). Antes de se juntar ao Grupo Bunge, foi Sócio- Senior da Booz-Allen & Hamilton. Foi também membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A., Delphi Corporation (Estados Unidos) e Johnson Electric. Além de ocupar o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., o Sr. Oscar Bernardes atua como: Vice-Presidente do Conselho de Administração e Membro dos Comitês de Estratégia da Marcopolo S.A,; Membro do Conselho Consultivo da empresa Davos; Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Cia Suzano Papel e Celulose; Membro dos Comitês de Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas e Comitê de Finanças da Praxair Inc. (Estados Unidos); Consultor Senior do CEO da Johnson Electric Holdings Limited; Membro do Conselho de Administração da VPar – Votorantim Participações; Membro do Conselho Consultivo da Amyris (Estados Unidos); Membro do Conselho de Administração da OMNI; Vice-Presidente do Conselho e Coordenador do Comitê de Recursos Humanos da DASA; Presidente do Comitê de Estratégia da Vanguarda S.A.; Membro do Conselho de Administração da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau.

Eugênio Pacelli Mattar. Eugênio Mattar é chief executive officer (CEO) e membro do Conselho de Administração da Localiza, Companhia líder do setor de aluguel de carros da América do Sul com 47 anos de existência. Sob sua gestão estão mais de 9 mil funcionários, uma frota superior a 320 mil carros, operação de 600 agências de aluguel de carros e 125 lojas Seminovos. Por dois anos consecutivos (2018 e 2019), foi eleito pela Forbes como um dos melhores CEOs do Brasil. A empresa vem obtendo crescimento exponencial e alavancando ainda mais seu DNA inovador com uso intensivo de tecnologia. Foi eleita a 20ª marca brasileira mais valiosa em 2019 e o melhor índice de atendimento ao cliente (NPS), de acordo com a consultoria internacional Interbrand, além de ser a Companhia do setor de aluguel de carros, de capital aberto, com maior valor de mercado do mundo.

Um dos fundadores do Movimento Bem Maior, organização que busca ampliar o investimento em filantropia no Brasil, Eugênio defende que atitudes que transformam e melhoram a vida das pessoas importam para uma sociedade mais igualitária. Ele investe recursos próprios e dedica tempo para compartilhar sua experiência e ajudar a formar empreendedores. Acumula em seu currículo a função de presidente em Minas Gerais do Conselho Diretor da Junior Achievement, instituição mundial que leva o empreendedorismo às escolas públicas, e é um dos líderes do Estímulo 2020 no Brasil, programa de apoio financeiro a pequenos e médios empresários afetados pela pandemia do coronavírus.

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Engenharia Econômica pela mesma instituição. Participou também do Programa de Gestão Avançada da INSEAD.

Irlau Machado Filho. O Sr. Irlau tem reconhecida experiência na área de operações, gestão de pessoas, finanças e estratégia, ocupando atualmente o cargo de diretor presidente do Grupo NotreDame Intermédica. Anteriormente, o Sr. Irlau Machado atuou como diretor presidente do Hospital A.C. Camargo, diretor presidente da Medial Saúde, vice-presidente do Banco Santander e vice-presidente do Citibank para América Latina. É graduado em administração de empresas, economia e ciências políticas pela Augustana College, nos Estados Unidos.

Maria Letícia de Freitas Costa. A Sra. Maria Letícia Costa é conselheira independente do Conselho de Administração da Companhia. É formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e obteve seu MBA na Johnson School de Cornell University. A Sra. Costa iniciou sua carreira profissional como analista de sistemas nas Indústrias Villares. Em 1986, ingressou na Booz Allen Hamilton, hoje Booz & Company, onde ocupou o cargo de Vice Presidente, responsável pelas áreas de Indústria e Operações. Atualmente, a Sra. Letícia Costa é sócia da Prada Assessoria, empresa dedicada a assessoria empresarial e Diretora de Pós Graduação Lato Sensu do Insper em São Paulo. Além de ocupar o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., a Sra. Maria Letícia Costa atua como: Sócia da Prada Assessoria; Diretora dos cursos de pós-graduação Latu Sensu do Instituto Insper em São Paulo; Membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Auditoria da Technip; Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Estratégia da Marcopolo; Membro do Comitê de Auditoria da Votorantim Industrial e da Votorantim Cimentos.

Paulo Antunes Veras. O Sr. Paulo Veras é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Fundou seis startups digitais desde 1995, foi co-fundador e CEO da 99 Taxi, é membro do conselho da B2W e da Estapar. Foi diretor geral da Endeavor Brasil, uma organização global sem fins lucrativos que apoia empreendedorismo para desenvolvimento econômico, onde foi conselheiro por 8 anos. Paulo é Engenheiro Mecatrônico pela USP e tem MBA pelo INSEAD na França.

Pedro de Godoy Bueno. O Sr. Pedro de Godoy Bueno é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia. É presidente da Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica, (5ª maior empresa do setor do mundo), fundador e Managing Partner da DNA Capital, fundo de private equity focado em healthcare, e membro do conselho da Rede Ímpar (2ª maior rede de hospitais independentes do Brasil). Começou sua carreira em bancos de investimento, com passagem de dois anos no BTG Pactual atuando em diversas transações de fusão e aquisição. Em 2012, ele se juntou à Amil e participou da venda da companhia para a United Health Group, na época, o maior investimento realizado por uma empresa americana no Brasil. Um ano depois, Pedro fundou a DNA Capital e em 2015 assumiu o cargo de presidente da DASA. Pedro é formado em Economia pela PUC -RJ.

 

Comitês Internos
Comitês subordinados ao Conselho de Administração
Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance
Composto por 3 membros independentes, o Comitê de Auditoria tem a responsabilidade de fiscalizar o trabalho da auditoria independente, opinar em sua escolha, avaliar seu desempenho, a qualidade dos pareceres e relatórios financeiros, os princípios contábeis utilizados e avaliar a efetividade e a suficiência da estrutura de controles interno.
Membros:
Maria Letícia de Freitas Costa Coordenador
Estela Maris Vieira de Souza
Paulo Antunes Veras
Comitê de Gente e Remuneração
O Comitê de Gente tem a responsabilidade de propor ao Conselho de Administração as políticas de remuneração, avaliação de desempenho, programa de participação nos resultados e programa de opção de compra de ações, além das políticas gerais de gestão de pessoal. O Comitê de Gente é composto por 3 membros, sendo 2 destes independentes.
Membros:
Irlau Machado Filho Coordenador
Daniel Guerra Linhares
Pedro de Godoy Bueno
Comitê de Governança
Composto por 3 membros, o Comitê de Governança tem a responsabilidade de participar ativamente na construção e desenvolvimento do Programa de Sucessão do Conselho de Administração e do Diretor Presidente, monitorando periodicamente sua evolução.
Membros:
Oscar de Paula Bernardes Neto Coordenador
Eugênio Pacelli Mattar
Maria Letícia de Freitas Costa
Comitês subordinado ao CEO
Comitê de Conduta
O Comitê de Conduta tem a responsabilidade de zelar pelo respeito às premissas éticas e aos valores da Companhia e por sua contínua propagação,fazendo com que sejam cumpridos com rigor e é composto por 5 membros.
Membros:
Daniel Guerra Linhares Coordenador
Eugenia Maria Rafael de Oliveira
Fabrício dos Santos de Oliveira
João Hilário de Ávila Valgas Filho
Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira
Comitê de Sustentabilidade
O Comitê de Sustentabilidade está subordinado operacionalmente ao Diretor Presidente da Companhia, com reporte ao Conselho de Administração da Companhia. O Comitê de Sustentabilidade tem a responsabilidade de identificar, abordar, acompanhar e tratar assuntos envolvendo sustentabilidade que representem riscos ou possam ter impacto relevante para os negócios, resultados de longo prazo, ou relacionamento com clientes e colaboradores e imagem da Companhia. O Comitê é composto por 7 membros.
Membros:
Daniel Guerra Linhares Coordenador
Emerson Ferreira Gomes
Fabrício dos Santos de Oliveira
Ilane Saraiva
Kelly Dauanny
Maurício Fernandes Teixeira
Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira
Comitês subordinado ao Diretor de Finanças e Relações com Investidores
Comitê de Divulgação
Composto por até 15 membros, o Comitê de Divulgação tem a responsabilidade de revisar as minutas dos documentos e informações de caráter econômico-financeiro, cujo envio à Comissão de Valores Mobiliários seja obrigatório, a fim de assegurar que as informações financeiras divulgadas ao mercado pela Companhia sejam corretas, completas e tempestivas.
Membros:
Maurício Fernandes Teixeira Coordenador
Alehandra Castro Brant
Antônio Hiroyuki Hyodo
Bruno Sebastian Lasansky
Heros Di Jorge
João Alberto Mazzoni Andrade
Myrian Buenos Aires Moutinho
Nora Mascarenhas Lanari
Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira
Diretoria

A Diretoria será composta de, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 12 (doze) Diretores, todos residentes no País, eleitos pelo Conselho de Administração. Dos Diretores, um receberá a designação de Diretor Presidente, um receberá a designação de Diretor de Finanças e de Relações com Investidores, um poderá receber a designação de Diretor Vice-Presidente e os demais receberão a designação de Diretores Executivos.

DIRETORIA ESTATUTÁRIA
NOME CARGO
Eugênio Pacelli Mattar Diretor Presidente
Maurício Fernandes Teixeira Diretor de Finanças e de Relações com Investidores
André Luiz Lopes Petenussi Diretor Executivo
Bruno Sebastian Lasansky Diretor Executivo
Daniel Guerra Linhares Diretor Executivo
Elvio Lupo Neto Diretor Executivo
Heros di Jorge Diretor Executivo
João Hilário De Ávila Valgas Filho Diretor Executivo
Rodrigo Tavares Gonçalves de Sousa Diretor Executivo
Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira Diretora Executiva
João Alberto Mazoni Andrade Diretor Executivo – Localiza Fleet

Encontra-se a seguir o sumário da experiência profissional, áreas de especialização e principais interesses comerciais externos dos atuais diretores:

Eugênio Pacelli Mattar. Eugênio Mattar é chief executive officer (CEO) e membro do Conselho de Administração da Localiza, Companhia líder do setor de aluguel de carros da América do Sul com 47 anos de existência. Sob sua gestão estão mais de 9 mil funcionários, uma frota superior a 320 mil carros, operação de 600 agências de aluguel de carros e 125 lojas Seminovos. Por dois anos consecutivos (2018 e 2019), foi eleito pela Forbes como um dos melhores CEOs do Brasil. A empresa vem obtendo crescimento exponencial e alavancando ainda mais seu DNA inovador com uso intensivo de tecnologia. Foi eleita a 20ª marca brasileira mais valiosa em 2019 e o melhor índice de atendimento ao cliente (NPS), de acordo com a consultoria internacional Interbrand, além de ser a Companhia do setor de aluguel de carros, de capital aberto, com maior valor de mercado do mundo.

Um dos fundadores do Movimento Bem Maior, organização que busca ampliar o investimento em filantropia no Brasil, Eugênio defende que atitudes que transformam e melhoram a vida das pessoas importam para uma sociedade mais igualitária. Ele investe recursos próprios e dedica tempo para compartilhar sua experiência e ajudar a formar empreendedores. Acumula em seu currículo a função de presidente em Minas Gerais do Conselho Diretor da Junior Achievement, instituição mundial que leva o empreendedorismo às escolas públicas, e é um dos líderes do Estímulo 2020 no Brasil, programa de apoio financeiro a pequenos e médios empresários afetados pela pandemia do coronavírus.

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em Engenharia Econômica pela mesma instituição. Participou também do Programa de Gestão Avançada da INSEAD.

Maurício Fernandes Teixeira. O Sr. Mauricio Teixeira é o CFO da Localiza, tendo se juntado a companhia no começo de 2017. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem Mestrado em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA e participou de programas de educação executiva em Harvard, Wharton e Fundação Dom Cabral. Mauricio começou sua carreira no Banco BBM, liderou a área de planejamento financeiro da Telemar e foi CFO de empresas investidas pelos grupos de private equity GP Investments, Advent International e Vinci Partners.

André Luiz Lopes Petenussi. O Sr. André Petenussi é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Santos em 2002, iniciou sua carreira profissional no Submarino, pioneiro no mercado de e-commerce brasileiro. Acumulou 15 anos de experiências no mercado de e-commerce nacional, tanto empreendendo em startups como Oppa e Kanlo, quanto em posições executivas na B2W Digital e Walmart, além de ter sido CTO do Grupo Netshoes de onde saiu em 2019 para assumir a área de Tecnologia da Localiza.

Bruno Sebastian Lasansky. O Sr. Bruno Lasansky é COO da Localiza, sendo responsável pelas divisões de negócios da Companhia: Aluguel de Carros, Gestão de Frotas, Seminovos e Operações. Bruno lidera uma equipe de mais de 9 mil colaboradores, com uma rede de 600 agências de aluguel de carros e 125 lojas Seminovos e receita anual de R$10,6 bilhões em 2019. Sob o comando do Bruno, a Localiza ampliou a sua liderança no mercado, alcançando um crescimento de 30% no ano de 2019. A Companhia também se destacou pelo seu pioneirismo em inovação, sendo a única empresa a oferecer um serviço de locação 100% digital e sem passar pelo balcão, o LOCALIZA FAST, assim como o atendimento via WhatsApp, um aplicativo exclusivo para motoristas de app, o LOCALIZA DRIVER, dentre outras novidades. Bruno iniciou sua trajetória na Localiza em 2016. Anteriormente, foi sócio da consultoria Bain & Company, onde liderou projetos de melhoria operacional, estratégia e M&A para grupos nacionais e internacionais. Bruno é formado em Engenharia em Produção pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires e obteve o seu MBA pela Wharton School, nos EUA. É fluente em Português, Espanhol e Inglês.

Daniel Guerra Linhares. O Sr. Daniel é Diretor Executivo de Gestão de Pessoas desde setembro de 2017. Graduado em Administração de Empresas pela UFMG (2004) com pós graduação pela Fundação Dom Cabral (2006) e pela Fundação Getúlio Vargas (2009) onde cursou o modulo internacional em Irvine. Começou sua carreira na Vale onde trabalhou por 5 anos (2002 a 2007) depois assumiu a Gerência de Gestão da CEMAR, Grupo Equatorial onde trabalhou de 2007 a 2011. Posteriormente integrou o time de Private Equity da Vinci Partners como Principal responsável pelo modelo de Gente e Gestão dos investimentos do Fundo (2011 a 2013). Em 2013 assumiu a Diretoria de Gente e Gestão do Grupo CBO até sua contratação pela Localiza.

Elvio Lupo Neto. O Sr. Elvio Lupo é formado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo em 2004, obteve seu MBA pela Kellogg School of Management em 2009. Antes de se juntar à Localiza, trabalhou no The Boston Consulting Group (2005 a 2010) e na Rodobens (2010 a 2018), onde atuava como Diretor Geral do Varejo Automotivo, responsável pela gestão de 48 concessionários de Automóveis e Veículos Comerciais das marcas Mercedes-Benz, Toyota e Hyundai. Em seu último ano na Rodobens, assumiu também a responsabilidade por Marketing e Produtos. O Sr. Elvio Lupo é Diretor Executivo da divisão de Aluguel de Carros da Localiza, tendo ingressado na Companhia em 2018.

Heros Di Jorge. O Sr. Heros Di Jorge é graduado em economia e administração, pós-graduado em matemática financeira e possui MBA executivo pela Fundação Dom Cabral. O Sr. Heros iniciou sua carreira na Companhia em 1987, na área de Vendas do Aluguel de Carros em São Paulo. Depois, assumiu a diretoria de Vendas da Localiza Gestão de Frotas de São Paulo, foi promovido a gerente regional da Localiza Seminovos em São Paulo e, em 2012, assumiu a diretoria de Vendas Varejo da divisão de Vendas de Carros, na matriz. Em Julho de 2016, assumiu o cargo de Diretor Executivo.

João Hilário De Ávila Valgas Filho. O Sr. Joao Avila é Diretor Executivo de Operações de todas as unidades de negócio da Localiza. Graduou-se em Engenharia Mecatrônica em 1999, possui mestrado em Ciência da Computação com ênfase em robótica pela UFMG e Pós Graduação em Gestão pela Fundação Dom Cabral. Antes de se juntar a Localiza, João trabalhou na empresa de consultoria em estratégia Bain & Company com atuação no Brasil e exterior e foi Head de Planejamento Estratégico do Grupo Arcelor Mittal para a America do Sul.

Rodrigo Tavares Gonçalves de Sousa. O Sr. Rodrigo Sousa graduou-se em Engenharia Civil em 2001 pela UFMG e possui MBA pela Universidade de Columbia em 2006. Rodrigo Trabalhou nas empresas de consultoria em estratégia Booz Allen Hamilton e Mckinsey&Company no Brasil e exterior e foi Diretor de novos negócios pelo fundo de Private Equity Patria. Atualmente é Diretor Executivo de Compra de carros e de precificação de Seminovos.

Suzana Fagundes Ribeiro de Oliveira. A Sra. Suzana Fagundes formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ela é pós graduada em direito da empresa e da economia pela Fundação Getúlio Vargas, possui L.LM pela Northwestern University School of Law (EUA) e pós graduação em administração de empresa pela J.L. Kellogg Graduate School of Management (EUA), além de cursos de extensão executiva pela Fundação Dom Cabral, Insead (França), Duke University (EUA), dentre outros. A Sra. Suzana Fagundes foi vice-presidente de RH, Jurídico, Relações Institucionais, Sustentabilidade & Compliance da ArcelorMittal Brasil, onde ela trabalhou por 12 anos, tendo também trabalhado em escritórios nacional e norte-americano de primeira linha. Atualmente é também conselheira do capítulo brasileiro da Transparência Internacional, sendo a única representante da iniciativa privada e conselheira da W.I.L.L. – Women in Leadership in Latin America, da qual também é fundadora. Em 2019, ingressou à Companhia para assumir a área Jurídica.

João Alberto Mazoni Andrade. O Sr. João Alberto Mazoni Andrade é o Diretor Geral da Localiza Gestão de Frotas, onde ingressou em 2004. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989, com MBA no Na University of Texas in Austin (1998 a 2000), participou de um programa de gestão na Kellogg School of Business em 2012. O Sr. Andrade iniciou sua carreira como empresário, como sócio-diretor em duas empresas. juntou-se à Roland Berger Strategy Consultants, onde trabalhou em diversos projetos, especialmente na indústria automotiva e serviços financeiros, tendo começado na Localiza Gestão de Frotas como Diretor de Vendas, além de Diretor de Operações, e agora ocupa a posição de Diretor Executivo.